Vantagens e desvantagens de comprar apartamento na planta

Vantagens e desvantagens de comprar apartamento na planta

Escolher onde morar é uma decisão que traz uma série de outras escolhas a se fazer.

13 de maio de 2021

Escolher onde morar é uma decisão que traz uma série de outras escolhas a se fazer. Casa ou apartamento, alugar ou comprar, imóvel na planta ou pronto para morar… São diversos os fatores que devem ser levados em conta no momento de adquirir a casa própria.

Nós já tratamos aqui neste blog de alguns temas, como os benefícios de morar em apartamento, de morar próximo a estações de metrô, e agora, separamos algumas das vantagens e desvantagens para você levar em conta quando o assunto é imóvel na planta. Esperamos contribuir de alguma forma para você neste momento dessa importante decisão!

Você sabe o que é, afinal, um imóvel na planta?

O termo define uma modalidade de compra de imóveis que são adquiridos junto à construtora ou incorporadora quando estão ainda em sua fase de construção, estando ele em sua fase inicial ou já prestes a ser inaugurado, desde que esteja já de acordo com as normas previstas em lei para ser comercializado.

E quais as vantagens de adquirir um imóvel na planta?

Abaixo listamos algumas das principais vantagens.

Mais tempo para seu planejamento

Comprar um imóvel na planta pode ser a melhor opção para quem não tem necessidade de se mudar de imediato, estando disposto a fazer um investimento de médio prazo com mais tempo para planejar os pagamentos, as condições, a estrutura, a mobília etc.

Os preços costumam ser mais acessíveis

É comum que imóveis na planta tenham preços bem mais em conta do que imóveis prontos. Como a unidade será recebida futuramente, você acaba ganhando boas condições de financiamento e poder de negociação com a construtora. No cenário atual, de baixa dos juros e de expansão do mercado imobiliário, as imobiliárias e construtoras estão oferecendo preços ainda mais baixos para dar impulso inédito ao setor.

Possibilidade de personalização das estruturas e projetos

Em diversos casos, é possível alterar junto à construtora algumas das estruturas do imóvel e deixá-lo de acordo com o seu gosto. Ainda em fase de construção, é possível, por exemplo, escolher alguns dos materiais, como acabamentos, azulejos e, dependendo, até mesmo solicitar mudanças nos tamanhos dos cômodos, local de instalação de pias etc. Dessa forma, você evita reformas em apartamentos já prontos, o que em muitos condomínios há proibições.

Fique tranquilo: a valorização imobiliária quase sempre acontece!

Se, na hora da compra, o preço é menor, depois de pronto o apartamento retoma sua valorização no mercado imobiliário. Muitos são os fatores que podem acelerar essa valorização, tais como localização, tipologia, padrão e diferenciais construtivos, itens de lazer, vizinhança, bem como as variáveis econômicas e de mercado que estão sempre impactando positivamente o mercado imobiliário, sobretudo em momentos de estabilidade econômica, com juros baixos, crédito imobiliário mais acessível, controle inflacionário e aumento da demanda por imóveis novos. Dessa forma, você investe hoje com um preço acessível e, amanhã seu imóvel poderá ser fonte de negócios mais rentáveis.

E quais são então as desvantagens para este tipo de imóvel?

Se o tempo é uma vantagem para alguns, é desvantagem para outros

Não é uma alternativa muito boa se você pretende se mudar com urgência ou pressa. Nestes casos, pode ser angustiante a espera de meses ou anos para a saída do imóvel.

Possibilidade de atrasos

Se você opta por uma construtora ou incorporadora que não prioriza o comprometimento com os prazos, coloque nos seus cálculos que haverá uma possibilidade de atraso. Nestes casos, pode ser uma importante desvantagem.

***

E aí, essas condições de adquirir um novo imóvel são vantajosas para você? A MAX Incorporadora acompanha clientes que também apostam nesta modalidade. São mais de 10 anos de experiência no mercado de incorporações, trazendo um conceito novo para o mercado que propõe ideias para públicos de perfis cada vez mais específicos.