Quais fatores influenciam a valorização do meu imóvel?

Quais fatores influenciam a valorização do meu imóvel?

O preço de um imóvel depende de uma série de fatores…

9 de junho de 2020

O preço de um imóvel depende de uma série de fatores. Afinal, o mercado imobiliário está sempre mudando. Se você já se perguntou o que realmente influencia na valorização de um imóvel, seja para comprar ou vender o seu, está na hora de descobrir.

Vale lembrar que imóveis valorizados dizem respeito a mais do que apenas a inflação. Muitas características próprias do imóvel fazem toda a diferença! Conheça algumas delas:

  • Condições

Imóveis antigos acabam ganhando alguns defeitos com o tempo e necessitam de reforma, o que significa um gasto extra para o novo morador. Por isso, o ideal é que o proprietário realize essas reformas antes de colocar o bem no mercado.

  • Tamanho

A variável mais importante nos números imobiliários é o preço do metro quadrado. Logo, quanto mais m², maior o valor. Contudo, temos que observar se o imóvel em questão é novo ou antigo. No primeiro caso, essa lógica se aplica exatamente assim: quanto menor, mais barato. Já nos imóveis mais velhos, é possível que os outros fatores sejam levados muito mais em conta do que o tamanho.

  • Localização

Uma boa localização é aquela em uma região segura e próxima de meios de transporte público, comércio local, avenidas importantes da cidade e outras facilidades necessárias para o dia a dia. Isso depende do tipo de pessoa que combina com o imóvel, é claro. Uma família com crianças estará interessada em colégios próximos, mas uma pessoa solteira provavelmente dará preferência para um lugar que esteja perto do trabalho, por exemplo.

  • Documentação

Documentação irregular é um dos maiores desestímulos para compradores. Atrasos, multas e processos de inventário não concluídos são despesas que o futuro proprietário precisará cobrir. Por essa razão, o imóvel acaba desvalorizado, para “compensar”, de certa forma.

A situação do mercado imobiliário deve ser analisada na hora de comprar ou vender um imóvel, mas esses fatores pesam muito na balança. Para encontrar as melhores opções para o que você precisa, é sempre uma boa ideia contar com profissionais qualificados, que conheçam o mercado e saibam analisar os imóveis detalhadamente.