Como ser mais sustentável morando em apartamento?

Como ser mais sustentável morando em apartamento?

Anteriormente, nós já falamos um pouco sobre alguns dos principais benefícios de morar em apartamento.

4 de março de 2021

Anteriormente, nós já falamos um pouco sobre alguns dos principais benefícios de morar em apartamento. E, como o tema sustentabilidade é muito falado, justamente por representar uma necessidade cada vez mais urgente do nosso planeta, acreditamos que você vai gostar de algumas dicas que separamos para tornar o seu apartamento mais sustentável.

Poupe energia elétrica

Desligar aparelhos elétricos que não estão sendo utilizados, evitar longas horas no chuveiro, abrir as janelas para utilizar ao máximo a iluminação natural e reduzir o uso de ventiladores ou ar condicionado, por exemplo, não medidas simples e fáceis para economizar energia elétrica e ter hábitos mais sustentáveis em casa. Também é, ao mesmo tempo, uma forma de economizar dinheiro.

Reduza seu consumo de água

Apartamentos já oferecem a enorme vantagem de você não ter que tratar de jardins externos, quintais e calçadas. Mas ainda assim é possível adotar medidas básicas para economizar o consumo de água, como reduzir o tempo do seu banho, não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes e enquanto lava as louças, por exemplo.

Separar o lixo para reciclagem

A separação do lixo entre recicláveis e não recicláveis é uma das medidas mais importantes que você pode adotar em seu apartamento. Seja conversando com o seu síndico para que a medida seja coletiva – caso seu condomínio ainda não atue dessa forma –, ou mesmo separando o seu próprio lixo: é uma medida que traz grandes benefícios ao meio ambiente. Além da separação do lixo, há também medidas extremamente importantes de separação de descartes tipo pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos, que não devem ser jogados no lixo comum, pois estes soltam substâncias tóxicas ao meio ambiente. Procure alguma estação de coleta desses tipos de lixo mais próxima de você.

Reutilize móveis e utensílios

Outra maneira de aplicar a sustentabilidade no seu apartamento é reutilizando móveis ou utensílios. Ao contrário de jogar fora móveis antigos ou quebrados, procure na internet novas formas para reutilizá-los. Em sites como Pinterest ou mesmo Youtube, você consegue ter acesso a uma série de ideias criativas de reaproveitamento e reutilização dessas peças, ressignificando-as. Dessa forma, você reduz a quantidade de lixo que você produz e ainda economiza dinheiro com móveis novos.

Não jogue óleo de cozinha na pia

Não descartar o óleo de cozinha na pia da cozinha faz enorme diferença. O descarte dessa forma contamina milhões de litros de água. O correto é despejar em garrafas PET e levá-las a postos de coletas. Hoje em dia há vários desses postos espalhados pelas cidades.

Ande menos de carro

Também já falamos um pouco anteriormente sobre os benefícios de morar mais próximo ao metrô. Pois bem, a preocupação com a sustentabilidade de nosso planeta é mais um dos motivos para que você procure morar mais perto do metrô, por exemplo, para andar menos de carro em seus deslocamentos cotidianos. Os gases emitidos pela queima de combustíveis nos carros é uma enorme carga de tóxicos soltos anualmente em nosso planeta, o que causa enormes e preocupantes desequilíbrios naturais. Alterar hábitos e práticas como essas é urgente e é por isso que diversas medidas vêm sendo adotadas para estimular as práticas sustentáveis.

Exemplo disso, que também já falamos um pouquinho aqui no blog, é sobre o espaço que os apartamentos sem vaga vêm ganhando no mercado imobiliário. Por muito tempo, na contramão das preocupações com as práticas sustentáveis, se valorizava muito imóveis com vaga em garagem. Hoje em dia, com as condições climáticas dando grandes sinais de que o nosso planeta está adoecendo, imóveis sem vaga estão cada vez mais deixando de ser vistos como desvantajosos e passando a ser mais valorizados.

Leia mais: Apartamentos sem vaga ganham espaço no mercado imobiliário.

Essas são algumas das dicas que separamos para você. Utilizamos o blog e as nossas redes sociais, além do relacionamento direto com nossos clientes e parceiros, para divulgar ideias como essas que, além de servirem como dicas para o dia a dia das pessoas, servem também por exemplo para ajudar ao nosso planeta. Ajude a difundir essas ideias!